sábado, 10 de março de 2007

cacos

Vasculho as fotos da minha infância querendo encontrar a chave. No meio do sábado de maternagem - cinema, cabelo, gibis, sorvete, televisão, presilha - olho nos olhos dos meus filhos querendo um espelho que me mostre o atrás do vão do meu peito. Encontro outros olhos, os meus, desesperadores, e outro espelho, o meu, a menina que quer ser o que acha que querem que ela seja a despeito do que ela é que ela nem saber não sabe, e daí que perdeu-se num sumidouro: o rosto nos reflexos, outro labirinto, e a ausência.
Eu pergunto: como é que faz então?
Ela me pergunta: o que és?
Mulher. Mãe do João e da Luiza. Dona da minha casa e do meu corpo. Amo muito. Canto por necessidade de dizer. Gosto das palavras como das pessoas, preciso delas aqui. Como beleza com olhos e mãos. Temo o abandono. Escolho viver.
Por isso tropeço nas mesmas pedras, sofro superlativo, envergonho sempre, desconfio da certeza, fujo do cuidado, finjo ignorância, erro mais, carrego pedra, prefiro a linha curva, troco de caminho pra não me confortar, conheço o diverso, desperdiço o tempo, quero muito mas quero pouco, desavergonho meus quadris, adoro surpresinha, facilito a carne, sorrio quando choro, falo falatório, presenteio meu coração embrulhado com laço de fita, conservo felicidade infantil, penso derramado desmedido, acredito na alegria do encontro, sinto saudade contemporânea, coleciono cicatrizes, reivento o afeto, tenho fé bruta, encarnada e intransitiva.
Durmo com as janelas abertas pra sonhar com São Jorge e esperar o ensolarado do dia.

2 comentários:

Anônimo disse...

(In) memória

De cacos, de buracos
de hiatos e de vácuos
de elipses, psius
faz-se, desfaz-se, faz-se
uma incorpórea face,
resumo do existido.

Apura-se o retrato
na mesma transparência:
eliminando cara
situação e trânsito
subitamente vara
o bloqueio da terra.

E chega àquele ponto
onde é tudo moído
no almofariz do ouro:
uma Europa, um museu,
o projetado amar,
o concluso silêncio.

DIZDIZENDO disse...

Um blog leva ao outro, e uns 5 blogs vasculhados depois cheguei no Cartas Ridículas. To encantada com o que leio, e virei mais vezes.